Vacina Dengue QDENGA®: conheça os benefícios e tire suas dúvidas

Vacina da dengue

Por: Dra. Maria Isabel de Moraes Pinto
Infectopediatra  e médica consultora em vacinas da Dasa

O Brasil tem uma nova vacina da dengue disponível tanto na rede privada como na rede pública (para grupos específicos): a QDENGA®, primeiro imunizante liberado no país para pessoas que nunca tiveram contato com o vírus da dengue.  
 
O reforço na proteção vem em um momento crítico: dados do Ministério da Saúde indicam que o Brasil pode bater recorde da doença em 2024 pela influência de fatores como calor intenso, grande volume de chuvas e o ressurgimento do sorotipo 3 do vírus no Brasil. Siga a leitura para saber mais sobre a nova vacina. 

Para mais informações sobre agendamento, entre em contato pelos telefones:
São Paulo - (11) 3003-5554
Rio de Janeiro - (21) 3003-5552

 

O que é dengue?

A dengue é uma doença viral que causa uma série de sintomas como dor intensa no corpo, respiração acelerada e vômitos frequentes. Ela é causada por um vírus pertencente ao gênero Flavivirus e dividido em quatro sorotipos: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. A dengue tipo 3 é causada pelo DENV-3. 

O vírus da dengue é transmitido por meio da picada do mosquito Aedes aegypti. Vale ressaltar que, para ser capaz de transmitir a doença, o mosquito deve ter picado previamente um indivíduo doente. 

Existe vacina contra a dengue?

Sim. Existem duas vacinas contra a dengue: a Dengvaxia (que é indicada apenas para pessoas que já tiveram dengue anteriormente) e, recentemente, a nova vacina batizada de QDENGA®, que protege contra os sorotipos causadores da dengue. 

 

 

Quem pode tomar a vacina da dengue?

A vacina QDENGA® é indicada para crianças a partir de quatro anos de idade, adolescentes e adultos até os 60 anos, independentemente de já terem sido infectados pelo vírus da dengue anteriormente. 

Por outro lado, vale ressaltar que, por ser uma vacina de vírus vivo atenuado, ela é contraindicada para gestantes, lactantes e pessoas com imunossupressão. 

Idosos podem tomar a vacina dengue?

Inicialmente, apenas pessoas de até 60 anos podem receber a nova vacina QDENGA®. Isso porque os estudos foram realizados até os 60 anos de idade.  

Contudo, de acordo com a SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), duas entidades médicas aprovaram o uso do imunizante a partir de 4 anos sem limite superior de idade, considerando os potenciais benefícios da vacina nessa população (idosa, com comorbidades), em geral mais suscetível às formas graves da doença.  

As entidades são a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e a Administración Nacional de Medicamentos, Alimentos y Tecnología Médica (ANMAT), agência regulatória da Argentina.

Assim, a recomendação para indivíduos 60+ deve ser encarada como uma indicação off label, a critério médico. Ou seja: se o médico avaliar o caso e considerar que a vacina é vantajosa, ele pode fazer uma prescrição para que o idoso tome a vacina.

Quem tomou a antiga vacina da dengue pode receber a QDENGA®? 

Não. Até o momento, não existe recomendação de vacinar os indivíduos que já receberam a vacina Dengvaxia.  

Quantas doses são necessárias?

O esquema de imunização da QDENGA® é concluído após duas doses da vacina com intervalo de três meses entre elas. É importante seguir rigorosamente o esquema de doses recomendado para obter a proteção completa.

Quanto tempo dura a vacina da dengue?

A pessoa é considerada imunizada (protegida) contra a doença após receber duas doses da vacina. Por enquanto, até o momento, não há recomendação de reforço anual após completar o esquema vacinal. 

Quais são as reações adversas?

De modo geral, a QDENGA® apresenta poucas reações após a vacinação, que podem ser: 

  • Dor e vermelhidão no local da aplicação; 

  • Dores de cabeça; 

  • Febre; 

  • Fraqueza. 

Vale reforçar que esses eventos são considerados leves e não representam nenhum perigo à saúde de quem recebeu a vacina, já que o imunizante é comprovadamente seguro para aplicação. Os sintomas cedem de forma espontânea em até três dias.  

Vacina da Dengue: preço e onde tomar

A QDENGA® foi recentemente incorporada ao PNI (Programa Nacional de Imunização) brasileiro e será inicialmente oferecida de forma gratuita no SUS para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em municípios com mais de 100 mil habitantes com alta transmissão da doença nos últimos 10 anos.  

A medida foi necessária pois o laboratório produtor do imunizante informou que tem uma capacidade restrita no fornecimento de doses neste momento.  

A vacina também está disponível em clínicas particulares, sem restrição para grupos prioritários.  

Vacinação domiciliar 

Com o serviço de atendimento domiciliar do Alta Diagnósticos, você e sua família podem receber a vacina da dengue em casa, com a mesma qualidade e segurança do laboratório e sem taxa de deslocamento. 

Para saber mais, entre em contato pelos telefones:
São Paulo - (11) 3003-5554
Rio de Janeiro - (21) 3003-5552