Teste rápido para Covid-19: saiba como funciona, qual é mais confiável e onde fazer

Teste rápido para Covid-19: saiba como funciona, qual é mais confiável e onde fazer


Dra. Annelise Correa

O teste rápido para Covid-19 é o mais procurado ultimamente, isso porque além de ser adequado para diversas situações, o resultado sai em poucos minutos, podendo ser feito antes de grandes eventos e viagens, sem se preocupar com o preparo prévio em relação ao tempo. 
 

Qual a diferença entre teste rápido de farmácia ou laboratório? 

Em um laboratório, existem normas técnicas específicas que consistem na validação do teste Covid-19, conhecer seu desempenho, aprovar conforme a exigência de cada local e emitir um laudo que fica arquivado no histórico individual do paciente. Esses procedimentos existem para garantir a qualidade do teste e do resultado.  

Já na farmácia, não existem essas normas. 

 
Qual é o teste rápido de Covid-19 mais confiável? 

O tipo de teste não é a única coisa que conta para garantir a confiabilidade. Isso porque diversos fatores interferem na qualidade de um bom resultado, principalmente a coleta. Realizar um teste altamente sensível de uma forma errada ou se a amostra não for bem acondicionada, prejudica diretamente no resultado.  

Os testes rápidos de Covid-19 que possuem maior sensibilidade, ou seja, que são capazes de detectar as concentrações de vírus mesmo que elas não estejam em grandes quantidades, são os testes moleculares. Existem os testes de RT-PCR rápidos, que levam cerca de 1 hora para ser processado na máquina e é considerado o padrão-ouro de diagnóstico, e o RT-Lamp, que fornece maior sensibilidade quanto ao de antígeno, mas inferior ao RT-PCR, ficando pronto em até 15 minutos. 

Já o teste de antígeno é considerado o mais comum entre as pessoas, tanto na farmácia quanto nos laboratórios e é capaz de procurar a proteína do vírus. Sua principal vantagem é fornecer um resultado rápido por um custo inferior. 
  

Teste rápido Covid-19 em laboratório: como funciona? 

Teste rápido COVID-19: saiba como funciona!

 

RT-PCR rápido: a amostra que é coletada por nasofaringe, é armazenada no soro fisiológico e levada para o laboratório, onde é colocada na máquina capaz de analisar um por um, fazendo toda a reação de PCR para procurar um fragmento do genoma do vírus. Após 1 hora temos o resultado negativo ou positivo.  

RT-Lamp: coletado da mesma forma do RT-PCR. A amostra é enviada para laboratório e colocada dentro de um equipamento menor responsável por fazer a extração do RNA e a amplificação isotérmica. A diferença é que não cicla a temperatura, sendo muito parecido com o RT-PCR, mas possuindo outro mecanismo de funcionamento. Em cerca de 15 minutos o teste amplifica e identifica se há a presença do fragmento do genoma do vírus.  

Já o teste de antígeno procura a proteína do vírus. Feito da mesma maneira dos demais, a coleta é passada por um líquido extrator que capta as proteínas do Coronavírus e normaliza o pH da amostra. Esse material é colocado em uma tira que contêm anticorpos contra essa proteína específica do Covid. Se essa proteína estiver presente, ela vai se ligar naquele pedaço da tira e provocar uma reação de cor indicando o resultado. 

Todos são indicados para diagnosticar a infecção nos primeiros sintomas de Covid-19 ou após alguns dias de contato com alguém contaminado. 
 

Teste rápido para fazer viagem de avião 

Saber qual teste de Covid-19 fazer e qual o teste de Covid-19 para viagem internacional é o ideal, é fundamental para evitar qualquer complicação durante o embarque. As normas variam de acordo com o destino da viagem, companhias aéreas, escalas e protocolos de segurança. 

Orientamos que antes da viagem você se informe sobre as informações acima. Além disso, em alguns locais, o passaporte de vacinação pode ser obrigatório, tanto em viagens nacionais como internacionais. 
 

Resultados em até 2 horas: Saiba onde fazer o teste rápido para Covid-19 no Alta 

Para agendar o seu teste rápido para Covid-19, acesse nosso site e clique na aba “agendamento online”, em seguida faça seu cadastro e escolha a unidade, horário e data de sua preferência! 

Agende aqui o seu teste COVID-19!


 



 

Categoria
Saúde