TSH alto: alteração deve ser avaliada por um endocrinologista

tsh alto

Níveis elevados do TSH, hormônio estimulador da tireoide, podem indicar um mau funcionamento da glândula, o que gera uma série de alterações no corpo e prejudica o bem-estar do paciente. Entenda como se dá essa desregulação.  

 

Agendar Exame

 

O que é TSH?   

TSH é a substância responsável por estimular a tireoide a produzir os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que ajudam no controle do metabolismo e atuam em diversas partes do organismo – incluindo coração, cérebro, fígado e rins. 

Quando há algum problema na tireoide, o TSH é o primeiro hormônio a se alterar. Por isso, a dosagem dessa substância no sangue é um dos principais recursos para avaliar o funcionamento dessa glândula. 

Para que serve o exame de TSH?   

O exame TSH é feito por meio de uma coleta de sangue e é utilizado principalmente para avaliar possíveis problemas na tireoide, sobretudo hipotireoidismo e hipertireoidismo. 

O hipotireoidismo é uma doença caracterizada pela função diminuída da tireoide (ou seja, a glândula produz menos hormônios do que o normal). Já o hipertireoidismo diz respeito à função aumentada da tireoide, sendo marcado pela produção excessiva de hormônios tireoidianos. 

A dosagem do TSH deve ser feita após recomendação médica. Geralmente, ela é solicitada em casos de: 

  • Sintomas que podem indicar hipotireoidismo ou hipertireoidismo; 

  • Nódulos na tireoide; 

  • Histórico familiar de doenças da tireoide; 

  • Idosos; 

  • Gestantes. 

Além disso, o exame TSH é realizado logo após o nascimento, pois faz parte da triagem neonatal (teste do pezinho). Nessa situação, o objetivo principal é avaliar se o recém-nascido tem hipotireoidismo. 

Quais são os valores de referência?  

Para avaliar se o TSH está elevado é importante analisar os níveis desse hormônio de acordo com a idade do paciente, pois é normal que ele aumente com a idade.   
 
Os médicos do Alta Excelência Diagnóstica, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) fizeram um estudo demonstrando quais são os valores considerados elevados para cada faixa etária de adultos. 
 
O estudo foi encabeçado pelos endocrinologistas Rosita Fontes, da Dasa e Mario Vaisman (UFRJ) e o Alta foi o primeiro laboratório do mundo a inserir esses valores no laudo:  

  • De 20 até 59 anos: Acima 4,3 mcuI/mL 
  • De 60 até 79 anos: Acima de 5,8 mcUI/mL 
  • Com 80 anos ou mais: Acima de 6,7 mcUI/mL 

 
TSH alto: o que pode ser?   

Em geral, a elevação do TSH está associada ao hipotireoidismo, que pode acarretar sintomas como: 

  • Cansaço; 

  • Desânimo; 

  • Sono excessivo; 

  • Pele seca; 

  • Diminuição dos pelos do corpo; 

  • Queda de cabelo; 

  • Unhas fracas 

  • Lapsos de memória; 

  • Intestino preso; 

  • Intolerância ao frio; 

  • Irregularidade menstrual. 

Vale dizer que, para confirmar o diagnóstico de hipotireoidismo, outras informações sobre o quadro do paciente e outras dosagens laboratoriais, como a de T4 livre e de anticorpos, como o anti-TPO podem ser solicitadas pelo médico e devem ser analisadas por ele.  
 
Se houver nódulos na tireoide, o Alta Diagnósticos realiza também exames de imagem da glândula tireoide, como a ultrassonografia dessa glândula, sempre a critério do médico assistente.         

Qual é a relação entre TSH e T4?   

O T4 livre é um hormônio produzido pela glândula tireoide, enquanto o TSH é um hormônio produzido pela glândula hipófise e responsável por regular a produção do T4 livre. Em condições normais, os exames TSH e T4 livre caminham em sentidos inversos: quanto maior o TSH, menor o T4 livre.  

Porém, a relação entre TSH e T4 livre não é rígida, pois o TSH se altera muito antes que o T4 livre. Assim, é possível observar TSH alterado e T4 livre normal nas fases iniciais de algumas disfunções da tireoide. 

TSH alto e T4 normal  

O padrão de TSH alto e T4 livre normal pode surgir quando a tireoide começa a funcionar abaixo da sua capacidade habitual. Assim, o TSH se eleva e o T4 livre permanece normal em um primeiro momento (mas, após um período, tende a se elevar também). 
 
Elevações do TSH também são podem acontecer em pessoas que têm hipotireoidismo e usam a levotiroxina como medicamento para tratá-lo. Algumas situações que podem levar a esse padrão são: 

  • Esquecer de tomar o medicamento; 

  • Tomar o medicamento sem jejum ou com intervalo muito curto entre a tomada e o café da manhã; 

  • Interferência na absorção da levotiroxina no intestino (devido ao uso de outros medicamentos, diarreia ou doenças intestinais, por exemplo). 

TSH e T4 altos  

A combinação de TSH alto e T4 livre alto não é a mais esperada. Um dos fatores que podem explicar esse resultado são as interferências em exame. 

Quando isso acontece, os médicos recorrem a métodos alternativos (como dosagem do T4 livre por espectrometria de massa em tandem) e pesquisa do macro TSH (para mensurar tais hormônios novamente e descobrir se houve interferência ou não). 

TSH baixo e T4 alto  

TSH baixo e T4 livre alto é uma configuração que costuma ser encontrada em casos de doença de Graves. Considerada a causa mais comum de hipertireoidismo, essa é uma condição autoimune: o sistema imunológico do indivíduo ataca a tireoide, intensificando a produção de hormônios tireoidianos (como T4) e suprimindo a produção do TSH. 

Cabe destacar que outros exames devem ser analisados para confirmar o diagnóstico de doença de Graves – a exemplo das dosagens de imunoglobulina estimuladora da tireoide (TSI) ou de anticorpo dirigido contra o receptor do TSH (TRAb), cujos resultados são elevados na presença desse quadro. 

Qual é o tratamento para TSH alto?   

A abordagem terapêutica depende da condição que elevou o TSH. Frequentemente, níveis altos de TSH estão associados ao hipotireoidismo. Nesses casos, o tratamento envolve a reposição de hormônio tireoidiano. A dose adequada varia de pessoa para pessoa, sendo fundamental consultar um médico para receber a prescrição correta. 

Qual médico procurar?   

O médico responsável por avaliar a tireoide, bem como os hormônios relacionados à glândula, é o endocrinologista. Na maioria das vezes, é esse especialista que solicita e interpreta o exame de TSH. 

 

Agendar Exame

 

Fonte: Dra. Rosita Fontes, endocrinologista e assessora médica da Dasa

Categoria
Saúde