Ferinject: quando a reposição endovenosa de ferro pode ser necessária

Ferinject

A deficiência de ferro é uma condição frequente na população – em alguns casos, ela leva à anemia; e em outros, não. O tratamento envolve a reposição desse nutriente, que pode ser feita com o auxílio de diversas formulações. Uma delas é o Ferinject, administrado por injeção ou infusão. 

O que é Ferinject?  

O Ferinject é um medicamento de uso endovenoso, composto por carboximaltose férrica. Ele é indicado para reposição de ferro. 

Para que serve o Ferinject?  

O Ferinject é utilizado para tratar a deficiência de ferro – estando ela associada ou não à anemia ferropriva (causada por falta de ferro). Essa deficiência nutricional é um quadro comum, que pode ocorrer em diversas condições, incluindo: 

  • Sangramentos; 

  • Má absorção; 

  • Desnutrição; 

  • Dietas restritivas; 

  • Fluxo menstrual excessivo; 

  • Gestantes; 

  • Cirurgias do estômago (como as bariátricas). 

A falta de ferro é diagnosticada principalmente por meio da dosagem de ferritina. Junto dela, costuma ser solicitado o hemograma completo para avaliar a presença de anemia. A depender da situação, outros exames podem ser necessários. 

Uma vez concluído o diagnóstico, a deficiência de ferro é tratada com medicamentos que contêm ferro. As formas mais adequadas para a reposição são por via oral ou por via endovenosa.  

Diferenças entre reposição oral e reposição venosa de ferro 

A reposição oral e a reposição venosa de ferro são igualmente eficazes. Porém, algumas características que as distinguem podem ser importantes para o médico decidir qual forma será usada para cada paciente.   

A administração intravenosa permite, por exemplo, que o ferro seja disponibilizado diretamente na corrente sanguínea, enquanto as formulações orais dependem da capacidade de absorção do trato gastrointestinal para que o ferro alcance a corrente sanguínea. 

Além disso, a terapia intravenosa com ferro requer menos doses em comparação com a terapia oral, o que pode melhorar a adesão do paciente e a eficácia geral do tratamento. 

Por estes motivos, a reposição venosa pode ser mais benéfica a indivíduos que apresentam: 

  • Condições que causam má absorção no trato gastrointestinal; 

  • Intolerância ao ferro oral devido a efeitos colaterais gastrointestinais; 

Dentre as formulações intravenosas usadas para reposição de ferro, as mais comuns são a carboximaltose férrica e o sacarato férrico. Ambas têm indicações e eficácia semelhantes, contudo, a carboximaltose férrica (Ferinject) consegue fornecer maiores quantidades de ferro por dose, além de permitir uma infusão mais rápida em relação ao sacarato férrico. 

Ferinject pode causar reações adversas?  

Qualquer tipo de medicamento pode causar alguma reação. No caso do Ferinject, as mais comuns são: 

  • Náusea; 

  • Dor no local da aplicação; 

  • Dor de cabeça; 

  • Rubor; 

  • Tontura; 

  • Reações de hipersensibilidade. 

É importante ressaltar que efeitos adversos graves são raros, mas podem ocorrer. Portanto, a reposição de ferro deve sempre ser orientada por um médico e acompanhada por profissionais de saúde. 

Contraindicações  

O Ferinject não deve ser utilizado nas seguintes situações: 

  • Alergia ao complexo de carboximaltose férrica; 

  • Anemias não causadas por deficiência de ferro; 

  • Sobrecarga de ferro (ferro em excesso no organismo) ou transtornos na utilização do ferro. 

Prescrição médica  

É fundamental que os indivíduos consultem um médico para que se defina o melhor tratamento a ser seguido em cada caso de deficiência de ferro. A automedicação traz riscos à saúde – e, além disso, a administração de Ferinject requer prescrição médica. 

Também é importante que o procedimento de reposição de ferro via endovenosa seja acompanhado por uma equipe devidamente treinada, sendo recomendável ainda que o paciente permaneça em observação por alguns minutos depois do término da infusão.  

Outro cuidado necessário diz respeito a exames laboratoriais, que devem ser repetidos em torno de 4 semanas após a conclusão das doses programadas para que seja avaliada a resposta ao tratamento. 

Infusão de medicamentos no Alta Diagnósticos  

O Alta Diagnósticos oferece o serviço de infusão de medicamentos em São Paulo, nas unidades Panamby e Jardins, em dias e horários específicos. Nelas, há um médico responsável por fazer o check-in e check-out dos indivíduos, garantindo a adequação da prescrição e o bem-estar dos pacientes. 

Vale destacar que ambos os locais são bem estruturados. No Panamby, a sala é equipada com televisão e cama para o paciente, além de poltrona para o acompanhante. No Jardins, há televisão e poltrona para o paciente, além de cadeira para o acompanhante. 

Também é possível receber a infusão por meio do atendimento domiciliar, a qualquer dia. O serviço é realizado por um enfermeiro especializado, que pode contatar um médico plantonista remotamente se necessário. 

Saiba mais sobre a infusão de medicamentos no Alta Diagnósticos.

Ferinject: preço e onde fazer a infusão  

A infusão de Ferinject está disponível nas unidades Panamby e Jardins do Alta Diagnósticos, ambas localizadas em São Paulo. 

Há ainda a possibilidade de atendimento domiciliar para moradores da cidade de São Paulo, ou seja, o paciente recebe o serviço de infusão em casa, com a mesma qualidade e a mesma segurança oferecidas no laboratório. 

Para obter mais informações e consultar preços, basta entrar em contato pelo telefone (11) 3003-5554

 

Fonte: Dr. Sandro Pinheiro Melim, médico hematologista 

Categoria
Saúde