RM JOELHO ESQUERDO METAL

É igual a RESSONANCIA MAGNETICA JOELHO ESQUERDO METAL

Este exame possui cobertura da ANS

Verifique se o procedimento é coberto pelo seu plano de saúde.

Informações de preparo

Qtd de Horas do Início Preparo (alerta Aplicativo)

24

Informações Para Atendimento

Chegar 30 minutos antes do horário agendado. É obrigatório trazer pedido médico e documento de identificação. Em exames de imagem de articulações (joelho, ombro, tornozelo) ou de membros perféricos (perna, braço, antebraço) é obrigatório constar no pedido médico a lateralidade do estudo (direto ou esquerdo ou ambos). Caso contrário o exame não poderá ser realizado. Trazer exames anteriores da região a ser examinada.

Orientações Gerais

CRIANÇAS: Idade mínima para realização do exame: 6 anos. É fundamental que a criança possa/consiga permanecer imóvel durante todo o exame (tempo médio de 20 a 30 min). Comparecer à unidade sem anéis, brincos, pulseiras ou piercings. Outros acessórios com componentes metálicos também devem ser retirados como por exemplo: extensores/apliques de cabelo com metal, cílios postiços com componentes magnéticos, adereços/decorações de unhas. Comparecer a unidade com os cabelos seco, sem uso de gel ou cremes. Evite uso de maquiagem ou de cremes corporais. Pacientes que estejam amamentando podem realizar o exame de ressonância magnética normalmente. Se houver uso do meio de contraste intravenoso a amamentação não deve ser suspensa (a passagem do meio de contraste para o leito materno é extremamente baixa, assim como a absorção no trato digestivo do lactante, tornando segura sua utilização). Dispositivos sem contraindicações ao exame de ressonância magnética: aparelhos ortodônticos e implantes dentários; DIU; próteses internas ortopédicas (em pacientes sem uso de sedação/anestesia); parafusos metálicos de artrodese de coluna; lentes de cirurgia de catarata; implantes mamários de silicone ou soro fisiológico. Pacientes grávidas podem realizar o exame de ressonância magnética, preferencialmente após o primeiro trimestre (pacientes que estejam no primeiro trimestre da gestação devem apresentar autorização por escrito do médico obstetra autorizando a realização do exame). No entanto, a necessidade de posicionamento em decúbito ventral (barriga para baixo) ou a necessidade de injeção de contraste endovenoso, podem impedir a realização do exame.

Informações de Jejum

Faça apenas refeições leves antes de comparecer à unidade para realização do exame (evite alimentos gordurosos, frituras, excesso de carnes, aves ou peixes. Não ingira bebidas alcoólicas). (ATENÇÃO: exames com sedação exigem preparo e tempo de jejum diferentes, detalhados no campo Anestesia). Não suspender medicações de uso contínuo antes do exame.

Vídeo - Preparo Exame

https://youtu.be/xGMSZGqtefc

Preparo Geral

O uso de contraste por via intravenosa é imprescindível em algumas situações clínicas, mas sempre mediante a autorização do paciente. Informe para a equipe médica e de enfermagem do laboratório caso tenha apresentado reações adversas ao contraste endovenoso utilizado em exames de ressonância magnética prévios (urticária, vômitos, dificuldades respiratórias). Importante: reações adversas ao contraste iodado utilizado na tomografia computadorizada não contraindicam o uso do contraste na ressonância magnética.

Anestesia

Pacientes claustrofóbicos ou crianças agitadas podem precisar de sedação para realizar o exame. Neste caso, o exame poderá ser realizado em pacientes de qualquer idade (incluindo crianças menores de 6 anos), mediante solicitação médica e agendamento em unidade específica que ofereça esse serviço. ATENÇÃO EXAME COM SEDAÇÃO/ANESTESIA, seguir orientação abaixo: Crianças com dieta exclusiva de leite materno, fazer jejum de 04 horas. Crianças até 03 anos de idade com dieta de leite materno e/ou outros alimentos, fazer jejum de 06 horas. Crianças acima de 03 anos e adultos fazer jejum absoluto de 08 horas. Clientes acima dos 50 anos deverão trazer os exames: Eletrocardiograma (com laudo), RX de Tórax, Hemograma (prazo máximo de 6 meses). Caso o paciente não tenha, o mesmo não irá realizar o exame com anestesia/sedação. Para diabéticos que realizarão exame com sedação/anestesia: na noite anterior ao exame: uma porção de sopa de legumes bem cozidos e sem gordura. Na manhã do exame, caso o exame seja à tarde: chá ou suco sem resíduos com torradas sem nada. Sempre respeitando pelo menos 8 horas de jejum absoluto. Pacientes que estão fazendo o uso oral ou subcutâneo de semaglutida, liraglutida, tirzepatida ou similares (ex: Ozempic, Mounjaro), suspender por 03 semanas (21 dias) antes da data do exame com sedação / anestesia.

Necessidade de Acompanhante

Pacientes menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal para a realização do exame.

Restrições Gerais

Pacientes que tenham realizado tatuagem ou maquiagem definitiva devem esperar pelo menos 15 dias para realizar o exame. NÃO realizamos exames de ressonância magnética em pacientes que tenham: cateteres com dispositivos eletrônicos (Swan-Ganz); cápsula endoscópica ou monitor de PHmetria; fixadores metálicos ortopédicos externos não removíveis; gesso de imobilização ortopédica; halos cranianos não removíveis; holter; implantes cocleares; cânulas metálicas de traqueostomia (devem sempre ser substituídas por cânula plástica pelo médico do paciente antes da data do exame); fios guias intravasculares retidos; dispositivos metálicos intra-oculares, bracelete eletrônico de vigilância. Pacientes diabéticos que utilizam sensores de glicemia intradérmicos, deverão retirar o mesmo para a realização do exame. Neste caso sugerimos o agendamento na mesma data da troca do sensor. Dispositivos que necessitam de autorização por escrito do médico responsável pelo paciente (carimbada e assinada) e/ou apresentação do manual do fabricante para realização de ressonância magnética. Sujeito a aprovação de nossa equipe médica: clipes de aneurisma cerebral; molas de embolização vascular; "stents" vasculares; próteses penianas; válvulas de derivação ventricular; clipes hemostáticos gastrointestinais; válvulas cardíacas metálicas; filtro de veia cava; implantes otológicos (tubos de ventilação e próteses de cadeia ossicular); expansores mamários com válvula metálica. Pacientes com marcapasso ou neuroestimuladores precisam apresentar autorização por escrito e assinada dos médicos responsáveis por esses dispositivos, informando serem seguros e estarem preparados para exposição em aparelhos de ressonância magnética de alto campo (1,5 ou 3,0 teslas), permitindo a realização do exame. A grande maioria desses dispositivos não apresentam restrições ao campo magnético dos aparelhos, mas muitos precisam receber programação especial antes e após o exame para funcionamento adequado. Esta programação pode ser realizada em consultórios médicos ou na própria unidade laboratorial por equipe técnica especializada, sendo que a solicitação e agendamento desse serviço deve ser feita nas empresas fabricantes dos dispositivos pelo próprio paciente. Em casos de dúvidas consulte sempre o médico responsável antes de comparecer nas unidades laboratoriais. Pacientes com outros metais no corpo (projétil de arma de fogo; corpo estranho metálico; etc) serão avaliados pela equipe médica responsável da unidade antes da realização do exame, podendo representar restrições.

Selecione a unidade desejada:

Agendar