É igual a RM PÉ DIREITO, RESSONÂNCIA MAGNÉTICA PE DIREITO, RESSONÂNCIA PE DIREITO, RNM PE DIREITO, RM PE DIREITO, RNM PÉ DIREITO, RESSONÂNCIA PÉ DIREITO, RESSONÂNCIA MAGNÉTICA PÉ DIREITO
Verifique se o procedimento é coberto pelo seu plano de saúde.
ATENÇÃO EXAME COM SEDAÇÃO/ANESTESIA, realizar o seguinte JEJUM: Crianças com dieta exclusiva de leite materno, fazer jejum de 04 horas. Crianças até 03 anos de idade com dieta de leite materno e/ou outros alimentos, fazer jejum de 06 horas. Crianças acima de 03 anos e adultos fazer jejum absoluto de 08 horas. Pacientes acima dos 50 anos deverão trazer os exames: Eletrocardiograma (com laudo), RX de Tórax e Hemograma (prazo máximo de 6 meses). Caso o paciente não tenha, o mesmo não irá realizar o exame com anestesia/sedação. Para DIABÉTICOS que realizarão exame com anestesia/sedação: na noite anterior ao exame: uma porção de sopa de legumes bem cozidos e sem gordura. Na manhã do exame, caso o exame seja à tarde: chá ou suco sem resíduos com torradas sem nada. Sempre respeitando pelo menos 8 horas de jejum absoluto. Pacientes que estão fazendo o uso oral ou subcutâneo de semaglutida, liraglutida, tirzepatida ou similares (ex: Ozempic, Mounjaro), suspender por 03 semanas (21 dias) antes da data do exame com sedação/anestesia. Obrigatório a presença de um acompanhante adulto, o mesmo deve ser APTO a tomada de decisão, ter disponibilidade de permanecer na UNIDADE (sala de espera) durante a realização do exame e que seja responsável pelo transporte do paciente. Fica assegurado às MULHERES o direito de terem acompanhantes, de sua livre escolha, durante consultas e exames em geral (dentro da sala de exame), conforme preconiza a Lei 14.737/2023. Porém, a presença de pessoas não profissionais de saúde e em quantidade além do que necessário para a realização do procedimento pode deixar o ambiente potencialmente contaminado, em determinados casos a presença de acompanhante em sala não é aconselhável, especialmente por questões de segurança do paciente e de seu acompanhante. Dessa maneira, a não solicitação de acompanhamento e assinatura do termo na unidade irá indicar a escusa da presença de acompanhante dentro de sala durante o procedimento realizado com anestesia/sedação. Pacientes claustrofóbicos ou crianças agitadas podem precisar de sedação para realizar o exame. Neste caso, o exame poderá ser realizado em pacientes de qualquer idade (incluindo crianças menores de 6 anos), mediante solicitação médica e agendamento em unidade específica que ofereça esse serviço.
Chegar 30 minutos antes do horário agendado. É obrigatório trazer pedido médico e documento de identificação. Em exames de imagem de articulações (joelho, ombro, tornozelo) ou de membros perféricos (perna, braço, antebraço) é obrigatório constar no pedido médico a lateralidade do estudo (direito ou esquerdo ou ambos). Caso contrário o exame não poderá ser realizado. Trazer exames anteriores da região a ser examinada.
CRIANÇAS: É fundamental que a criança possa/consiga permanecer imóvel durante todo o exame (tempo médio de 20 a 30 min). Comparecer à unidade sem anéis, brincos, pulseiras ou piercings. Outros acessórios com componentes metálicos também devem ser retirados como por exemplo: extensores/apliques de cabelo com metal, cílios postiços com componentes magnéticos, adereços/decorações de unhas. Comparecer a unidade com os cabelos seco, sem uso de gel ou cremes. Evite uso de maquiagem ou de cremes corporais. Pacientes que estejam amamentando podem realizar o exame de ressonância magnética normalmente. Se houver uso do meio de contraste intravenoso a amamentação não deve ser suspensa (a passagem do meio de contraste para o leito materno é extremamente baixa, assim como a absorção no trato digestivo do lactante, tornando segura sua utilização). Dispositivos sem contraindicações ao exame de ressonância magnética: aparelhos ortodônticos e implantes dentários; DIU; próteses internas ortopédicas; parafusos metálicos de artrodese de coluna; lentes de cirurgia de catarata; implantes mamários de silicone ou soro fisiológico. Pacientes grávidas podem realizar o exame de ressonância magnética, preferencialmente após o primeiro trimestre (pacientes que estejam no primeiro trimestre da gestação devem apresentar autorização por escrito do médico obstetra autorizando a realização do exame). No entanto, a necessidade de posicionamento em decúbito ventral (barriga para baixo) ou a necessidade de injeção de contraste endovenoso, podem impedir a realização do exame.
Faça apenas refeições leves antes de comparecer à unidade para realização do exame (evite alimentos gordurosos, frituras, excesso de carnes, aves ou peixes. Não ingira bebidas alcoólicas). Não suspender medicações de uso contínuo antes do exame. ATENÇÃO: exames com SEDAÇÃO/ANESTESIA, para pacientes adultos jejum de 8 horas e suspensão do medicamento Ozempic e similares 21 dias antes do exame; crianças verificar o jejum no campo ANESTESIA.
https://youtu.be/bcLTLJcAhyg
O uso de contraste por via intravenosa é imprescindível em algumas situações clínicas, mas sempre mediante a autorização do paciente. Informe para a equipe médica e de enfermagem do laboratório caso tenha apresentado reações adversas ao contraste endovenoso utilizado em exames de ressonância magnética prévios (urticária, vômitos, dificuldades respiratórias). Importante: reações adversas ao contraste iodado utilizado na tomografia computadorizada não contraindicam o uso do contraste na ressonância magnética.
Pacientes menores de idade e/ou que irão realizar exames com sedação/anestesia é obrigatório a presença de um acompanhante adulto, o mesmo deve ser APTO a tomada de decisão, ter disponibilidade de permanecer na unidade durante a realização do exame e que seja responsável pelo transporte do paciente.
Pacientes que tenham realizado tatuagem ou maquiagem definitiva devem esperar pelo menos 15 dias para realizar o exame. NÃO realizamos exames de ressonância magnética em pacientes que tenham: cateteres com dispositivos eletrônicos (Swan-Ganz); cápsula endoscópica ou monitor de PHmetria; fixadores metálicos ortopédicos externos não removíveis; gesso de imobilização ortopédica; halos cranianos não removíveis; holter; implantes cocleares; cânulas metálicas de traqueostomia (devem sempre ser substituídas por cânula plástica pelo médico do paciente antes da data do exame); fios guias intravasculares retidos; dispositivos metálicos intra-oculares, bracelete eletrônico de vigilância. Pacientes diabéticos que utilizam sensores de glicemia intradérmicos, deverão retirar o mesmo para a realização do exame. Neste caso sugerimos o agendamento na mesma data da troca do sensor. Dispositivos que necessitam de autorização por escrito do médico responsável pelo paciente (carimbada e assinada) e/ou apresentação do manual do fabricante para realização de ressonância magnética. Sujeito a aprovação de nossa equipe médica: clipes de aneurisma cerebral; molas de embolização vascular; "stents" vasculares; próteses penianas; válvulas de derivação ventricular; clipes hemostáticos gastrointestinais; válvulas cardíacas metálicas; filtro de veia cava; implantes otológicos (tubos de ventilação e próteses de cadeia ossicular); expansores mamários com válvula metálica. Pacientes com marcapasso ou neuroestimuladores precisam apresentar autorização por escrito e assinada dos médicos responsáveis por esses dispositivos, informando serem seguros e estarem preparados para exposição em aparelhos de ressonância magnética de alto campo (1,5 ou 3,0 teslas), permitindo a realização do exame. A grande maioria desses dispositivos não apresentam restrições ao campo magnético dos aparelhos, mas muitos precisam receber programação especial antes e após o exame para funcionamento adequado. Esta programação pode ser realizada em consultórios médicos ou na própria unidade laboratorial por equipe técnica especializada, sendo que a solicitação e agendamento desse serviço deve ser feita nas empresas fabricantes dos dispositivos pelo próprio paciente. Em casos de dúvidas consulte sempre o médico responsável antes de comparecer nas unidades laboratoriais. Pacientes com outros metais no corpo (projétil de arma de fogo; corpo estranho metálico; etc) serão avaliados pela equipe médica responsável da unidade antes da realização do exame, podendo representar restrições.