É igual a DEFECO RM, DEFECO RESSONÂNCIA MAGNÉTICA, DEFECO RNM, DEFECO RESSONÂNCIA, RESSONÂNCIA PÉLVICO COM ESTUDO DINÂMICO, RESSONÂNCIA PELVES COM FASE DINÂMICA, RESSONÂNCIA PELVE COM FASE EVACUATÓRIA, RESSONÂNCIA PELVE COM FASE DEFECÁTORIA, RESSONÂNCIA DE PELVES DINÂMICA, RESSONÂNCIA MAGNÉTICA PÉLVICO COM ESTUDO DINÂMICO, RESSONÂNCIA MAGNÉTICA PELVES COM FASE DINÂMICA, RESSONÂNCIA MAGNÉTICA PELVE COM FASE EVACUATÓRIA, RESSONÂNCIA MAGNÉTICA PELVE COM FASE DEFECÁTORIA, RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DE PELVES DINÂMICA, RNM PÉLVICO COM ESTUDO DINÂMICO, RNM PELVES COM FASE DINÂMICA, RNM PELVE COM FASE EVACUATÓRIA, RNM PELVE COM FASE DEFECÁTORIA, RNM DE PELVES DINÂMICA, RM PÉLVICO COM ESTUDO DINÂMICO, RM PELVES COM FASE DINÂMICA, RM PELVE COM FASE EVACUATÓRIA, RM PELVE COM FASE DEFECÁTORIA, RM DE PELVES DINÂMICA, PELVE COM FASE DEFECATÓRIA, ASSOALHO PÉLVICO COM FASE EVACUATÓRIA, ASSOALHO PÉLVICO COM FASE DEFECATÓRIA, ASSOALHO PÉLVICO COM ESFORÇO
Chegar 30 minutos antes do horário agendado. É obrigatório trazer pedido médico e documento de identificação. Trazer exames anteriores da região a ser examinada.
Comparecer à unidade sem anéis, brincos, pulseiras ou piercings. Outros acessórios com componentes metálicos também devem ser retirados como por exemplo: extensores/apliques de cabelo com metal, cílios postiços com componentes magnéticos, adereços/decorações de unhas. Comparecer a unidade com os cabelos seco, sem uso de gel ou cremes. Evite uso de maquiagem ou de cremes corporais. Pacientes que estejam amamentando podem realizar o exame de ressonância magnética normalmente. Se houver uso do meio de contraste intravenoso a amamentação não deve ser suspensa (a passagem do meio de contraste para o leito materno é extremamente baixa, assim como a absorção no trato digestivo do lactante, tornando segura sua utilização). Dispositivos sem contraindicações ao exame de ressonância magnética: aparelhos ortodônticos e implantes dentários; DIU; próteses internas ortopédicas; parafusos metálicos de artrodese de coluna; lentes de cirurgia de catarata; implantes mamários de silicone ou soro fisiológico. Pacientes grávidas podem realizar o exame de ressonância magnética, preferencialmente após o primeiro trimestre (pacientes que estejam no primeiro trimestre da gestação devem apresentar autorização por escrito do médico obstetra autorizando a realização do exame). No entanto, a necessidade de posicionamento em decúbito ventral (barriga para baixo) ou a necessidade de injeção de contraste endovenoso, podem impedir a realização do exame.
https://youtu.be/bcLTLJcAhyg
Jejum absoluto de 04 horas, inclusive água. Não suspender medicação desde que ingerida com menos de 1/4 de copo de água. ATENÇÃO: exames com SEDAÇÃO/ANESTESIA, para pacientes adultos jejum de 8 horas e suspensão do medicamento Ozempic e similares 21 dias antes do exame; crianças verificar o jejum no campo ANESTESIA.
Pacientes menores de idade e/ou que irão realizar exames com sedação/anestesia é obrigatório a presença de um acompanhante adulto, o mesmo deve ser APTO a tomada de decisão, ter disponibilidade de permanecer na unidade durante a realização do exame e que seja responsável pelo transporte do paciente.
Pacientes que tenham realizado tatuagem ou maquiagem definitiva devem esperar pelo menos 15 dias para realizar o exame. NÃO realizamos exames de ressonância magnética em pacientes que tenham: cateteres com dispositivos eletrônicos (Swan-Ganz); cápsula endoscópica ou monitor de PHmetria; fixadores metálicos ortopédicos externos não removíveis; gesso de imobilização ortopédica; halos cranianos não removíveis; holter; implantes cocleares; cânulas metálicas de traqueostomia (devem sempre ser substituídas por cânula plástica pelo médico do paciente antes da data do exame); fios guias intravasculares retidos; dispositivos metálicos intra-oculares, bracelete eletrônico de vigilância. Pacientes diabéticos que utilizam sensores de glicemia intradérmicos, deverão retirar o mesmo para a realização do exame. Neste caso sugerimos o agendamento na mesma data da troca do sensor. Dispositivos que necessitam de autorização por escrito do médico responsável pelo paciente (carimbada e assinada) e/ou apresentação do manual do fabricante para realização de ressonância magnética. Sujeito a aprovação de nossa equipe médica: clipes de aneurisma cerebral; molas de embolização vascular; "stents" vasculares; próteses penianas; válvulas de derivação ventricular; clipes hemostáticos gastrointestinais; válvulas cardíacas metálicas; filtro de veia cava; implantes otológicos (tubos de ventilação e próteses de cadeia ossicular); expansores mamários com válvula metálica. Pacientes com marcapasso ou neuroestimuladores precisam apresentar autorização por escrito e assinada dos médicos responsáveis por esses dispositivos, informando serem seguros e estarem preparados para exposição em aparelhos de ressonância magnética de alto campo (1,5 ou 3,0 teslas), permitindo a realização do exame. A grande maioria desses dispositivos não apresentam restrições ao campo magnético dos aparelhos, mas muitos precisam receber programação especial antes e após o exame para funcionamento adequado. Esta programação pode ser realizada em consultórios médicos ou na própria unidade laboratorial por equipe técnica especializada, sendo que a solicitação e agendamento desse serviço deve ser feita nas empresas fabricantes dos dispositivos pelo próprio paciente. Em casos de dúvidas consulte sempre o médico responsável antes de comparecer nas unidades laboratoriais. Pacientes com outros metais no corpo (projétil de arma de fogo; corpo estranho metálico; etc) serão avaliados pela equipe médica responsável da unidade antes da realização do exame, podendo representar restrições.
VÉSPERA DO EXAME: Na véspera do exame realizar dieta leve e pouco sólida. DIA DO EXAME: No dia do exame, realizar Fleet Enema ou Fosfoenema por via retal, 02 (duas) horas antes do exame, em sua residência. Não urinar 01 hora antes da realização do exame. O uso de contraste por via intravenosa é imprescindível em algumas situações clínicas, mas sempre mediante a autorização do paciente. Informe para a equipe médica e de enfermagem do laboratório caso tenha apresentado reações adversas ao contraste endovenoso utilizado em exames de ressonância magnética prévios (urticária, vômitos, dificuldades respiratórias). Importante: reações adversas ao contraste iodado utilizado na tomografia computadorizada não contraindicam o uso do contraste na ressonância magnética.