Conheça o novo teste de Variantes da COVID-19

Teste de Variantes para COVID-19: Conheça o exame

O teste de variantes da COVID-19 agora está disponível nas unidades do Alta Diagnósticos.

É muito comum que os vírus se modifiquem de tempos em tempos, através de mutações. Portanto, novas variantes surgem. Algumas delas aparecem e logo desaparecem, e outras aparecem e persistem. 

O que é o teste de variantes da COVID-19?

O teste Variantes da COVID-19 serve para identificar umas das 5 variantes de maior importância do SARS-CoV-2 que já circulam no Brasil. Três delas são conhecidas como variantes de preocupação (VOC) e 2 são de interesse (VOI).

Como o exame é realizado?

O teste de variantes da COVID-19 é realizado através da coleta da amostra por swab de nasofaringe, mesma técnica utilizada no RT-PCR (Biologia Molecular).

Para realizá-lo não é recomendado nenhum tipo de preparo prévio, apenas recomenda-se ter um teste de RT-PCR, ID now/RT-LAMP ou antígeno da COVID-19 positivo há menos de 10 dias.

O exame pode ser usado como diagnóstico de Coronavírus?

O teste não deve ser usado para diagnosticar a COVID-19. Sua função é identificar se o paciente com diagnóstico da COVID-19 tem uma das 5 variantes circulantes já identificadas no Brasil naquele momento.

Para quem é recomendado esse teste de COVID-19?

Esse teste de COVID-19 é indicado para todos aqueles que possuem confirmação da infecção por SARS-CoV-2 pelo teste de RT-PCR, RT-LAMP ou antígeno há menos de 10 dias.

Quais as variantes identificadas?

Variantes de Preocupação (VOP):

  • P.1 (Amazonas): a variante foi detectada pela primeira vez no Japão em viajantes vindos da Amazônia. Estudos mostram que essa variante é mais transmissível, e pode estar relacionada a quadros clínicos mais graves.

  • B.1.1.7 (Reino Unido): segundo a agência de saúde pública inglesa (PHE), a variante detectada no Reino Unido se espalha com maior facilidade e é mais letal que as demais variantes.

  • B.1.351 (África do Sul): detectada na África do Sul, essa variante demonstra 50% mais transmissibilidade que as demais.

Variantes de Interesse (VOI):

  • P.2 e N.9(Brasil): originadas no Brasil, apresentam a mutação E484K, que confere ao vírus capacidade de escape da resposta imune.

Cobertura de convênio saúde

O exame não está incluso no rol de ANS. Você poderá encontrá-lo em nossos laboratórios na modalidade particular. 

Não tenho teste de COVID-19 ainda, posso fazer o teste das variantes?

Não. Esse teste é recomendado para pessoas que já possuem o diagnóstico positivo de COVID-19 e desejam saber qual é a variante responsável pela infecção. Os testes de RT-PCR, ID Now/RT-LAMP e o de antígeno possuem menores chances de resultados falsos-negativos, sendo os mais recomendados para identificar a infecção ativa. 


É importante ressaltar que os exames que utilizam a sorologia, como o exame de anticorpos neutralizantes, não são recomendados para identificar infecção ativa, apenas para analisar a presença de anticorpos no organismo após a cura da doença ou após a vacinação.

 

Agende seu exame

Se quiser agendar no RJ clique aqui

Categoria
Saúde