Endocrinologista esportivo: o que faz e quando procurar um especialista

Endocrinologista esportivo: o que faz e quando procurar um especialista

Por Dra. Yolanda Schrank

 

O endocrinologista esportivo é o responsável por cuidar da saúde de atletas profissionais e amadores, a fim de proporcionar adequação hormonal e metabólica para que eles desenvolvam o melhor papel possível nos esportes que escolheram seguir.

O que é metabologia esportiva?

É uma nova e desafiadora área de atuação que visa promover adequação hormonal e metabólica aos diversos atletas profissionais, amadores e a todos aqueles que buscam intensificar seus resultados e as suas performances físicas.

Por que procurar um endocrinologista esportivo?

A prática de atividade física regular é fundamental! Diante da sua importância na promoção da saúde do indivíduo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda, salvo contraindicações, que adultos façam 150  a 300 minutos de atividade física moderada por semana ou 75 a 150 minutos de atividade física intensa. A atividade física regular previne o desenvolvimento de doenças crônicas como obesidade, hipertensão e diabetes, diminuindo o risco cardiovascular. Além disso, a liberação de endorfina durante o exercício traz uma sensação de bem estar, podendo ser uma importante aliada no tratamento da depressão e ansiedade, sobretudo em tempos de pandemia. 

No intuito de tirar maior proveito da atividade física, é fundamental a consulta com um endocrinologista com formação em medicina desportiva para realizar exame médico para prática esportiva. O endocrinologista esportivo possui as ferramentas necessárias para, baseado na história clínica do paciente, na sua avaliação nutricional e hormonal e em exames que avaliam a composição corporal, orientá-lo quanto a melhor estratégia para tirar o  máximo proveito da atividade física proposta.

Quais hormônios são relevantes na prática de esportes?

Existem vários hormônios importantes na prática da atividade física, mas ressaltamos que estes só devem ser usados quando sua deficiência for de fato comprovada em exame de check-up específico.

Dentre os hormônios relevantes na atividade física destacamos:

Testosterona

Apesar da testosterona  ser um hormônio predominantemente masculino, é muito importante também em diversas funções nas mulheres. A testosterona ajuda no ganho de massa magra (músculos) e, consequentemente, promove o aumento do metabolismo basal que, por sua vez, contribui para a diminuição da massa gorda.

Hormônio do Crescimento (GH)

O GH consiste em um hormônio produzido pela hipófise. Este hormônio exerce a sua ação, de forma indireta, através da ativação de uma proteína produzida no fígado,  o  fator de crescimento insulina símile (IGF-1). Na juventude, a principal ação do GH consiste na promoção do  crescimento. Já na idade adulta, a sua função está relacionada, sobretudo, à manutenção da massa magra e diminuição da massa gorda.

Hormônio tireoidiano (HT)

O HT é secretado pela glândula tireóide e tem importância fundamental em várias funções vitais, com destaque para o metabolismo (produção de calor e energia). A diminuição desse hormônio (hipotireoidismo) torna nosso metabolismo mais lento e promove o ganho de peso. Já o seu excesso (hipertireoidismo)  torna o nosso metabolismo mais  acelerado, promovendo a perda do peso, mas às custas também de perda de massa magra (músculo). 

Destaca-se ainda a importância dos hormônios tireoidianos na modulação do trabalho muscular, inclusive do músculo cardíaco. Indivíduos com disfunção da produção dos hormônios tireoidianos (não tratada), não raro, podem apresentar alteração na força de contração do miocárdio (músculo cardíaco) com consequente decréscimo na eficiência no processo de contração e  diminuição da tolerância ao exercício.

Como é uma consulta com um endocrinologista?

O endocrinologista, baseado na história clínica detalhada, no exame físico, nos exames laboratoriais, na avaliação da composição corporal e nos objetivos de cada paciente, irá avaliar a indicação eventual da reposição de algum hormônio porventura deficiente e a indicação do uso de suplemento alimentar. A avaliação conjunta pelo endocrinologista, nutricionista e educador físico pode ser necessária no intuito de otimizar o desempenho do atleta (recreativo ou profissional) e contribuir assim para um máximo ganho na atividade física proposta.

Onde realizar a consulta?

Através da nossa plataforma de agendamento online é possível marcar seus exames com rapidez, segurança e muita facilidade.

 

Agende seu exame

Se quiser agendar no RJ clique aqui

Categoria
Saúde