Meningocócica B

Prevenção:

A vacina Meningo B previne as meningites e as infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo do tipo B. Meningite meningocócica é uma forma grave de meningite bacteriana, altamente contagiosa, causada pela bactéria Neisseria meningitidis, também conhecida como meningococo.

É uma vacina inativada, composta por três proteínas subcapsulares e pela membrana externa do meningococo B, hidróxido de alumínio, cloreto de sódio, histidina, sacarose e água para injeção.

Indicações:

- Rotina: A SBP e a SBIm recomendam o uso rotineiro da vacina Meningo B em crianças e adolescentes, não previamente vacinados.

- Também é indicada a vacinação em adultos com até 50 anos, dependendo de risco epidemiológico e, nos viajantes com destino às regiões onde há risco aumentado da doença.

Doses:

- Crianças: A SBP e a SBIm recomendam o uso rotineiro de duas doses da vacina meningocócica B aos 3 e 5 meses de vida e um reforço entre 12 e 15 meses de vida. 

- Adolescentes não vacinados antes: duas doses com intervalo de um mês. 

- Adultos com até 50 anos: duas doses (intervalo de um mês), dependendo de risco epidemiológico. 

Contraindicação

Pessoas com histórico de anafilaxia após uso da vacina.

Eventos adversos

- Crianças menores de 2 anos pode ocorrer febre alta com duração de 24 a 48 horas (10%). Quando é aplicada junto com a tríplice bacteriana acelular, pneumocócica conjugada, Haemophilus influenzae tipo b, poliomielite e hepatite B, esse percentual aumenta para 69-79%. Por isso é preferível não aplicá-las no mesmo dia.

- Menores de 10 anos de idade: perda de apetite; sonolência; choro persistente; irritabilidade; diarreia; vômitos; erupções na pele; sensibilidade e dor no local da aplicação; reações locais (dor, calor, vermelhidão, inchaço), ocorrem em mais de 10%.

- Maiores de 11 anos: cefaleia; náuseas; dor nos músculos e articulações; mal-estar e reações locais (mais de 10%). A dor pode ser muito intensa, atrapalhando a realização das atividades cotidianas.