Eletrocardiograma: Tudo sobre o exame ECG

eletro

Autor: Marcelo Bueno - cardiologista

 

 
Agendar ElEtrocardiograma

 

O Eletrocardiograma ou ECG é um exame que avalia a atividade elétrica do coração por meio de eletrodos fixados na pele em posições anatômicas bem definidas, para mapear o coração em ângulos diversos.  

Todas as pessoas deveriam realizar um ECG em algum momento da vida, e que seja repetido conforme necessidade e orientação do seu médico. 

O ECG permite avaliar o RITMO cardíaco, a Frequência Cardíaca, a condução do impulso elétrico, as sobrecargas das câmaras cardíacas, a falta de oxigênio chegando ao músculo cardíaco, alterações congênitas, indicar distúrbios valvares e inflamatórios. 

Além disso, o ECG também pode monitorar se dispositivos mecânicos implantados no coração estão funcionando da forma esperada, tais como marca-passos, e se o uso de determinados medicamentos está causando efeitos colaterais no coração. 

Esse exame também é comumente solicitado na avaliação de risco cirúrgico. 

 

COMO É FEITO O EXAME ELETROCARDIOGRAMA 

O eletrocardiograma é um exame rápido, simples, indolor e não invasivo. Para a realização do ECG, o paciente fica deitado numa maca em repouso por alguns minutos.  

São então colocados eletrodos na parede torácica anterior (região frontal do peito), nos punhos e tornozelos, e aplica-se um gel sobre esses dispositivos para facilitar a medição da corrente elétrica. A pele deve estar bem limpa e desengordurada nos locais de fixação dos eletrodos.  

Se o corpo do paciente tiver muitos pelos, pode ser necessária uma tricotomia (depilação) pontual. Se a pele for especialmente oleosa deve ser promovida uma limpeza local com gaze e álcool.  
 

PREPARO DO EXAME ECG 

  • O paciente deve sempre relatar os medicamentos em uso; 

  • Não é recomendado praticar exercícios físicos intensos imediatamente antes do exame. 

  • Próteses de mama normalmente não interferem no resultado/interpretação do exame. 

 

CONTRAINDICAÇÕES  

Não há. qualquer pessoa pode realizar o exame, incluindo gestantes ou lactantes. Em caso de agitação ou tremores, isso poderá refletir em artefatos (ruídos) da atividade muscular. 

 

TEMPO DE DURAÇÃO 

O eletrocardiograma leva de 5 a 10 minutos para ser concluído. 
 

clique aqui para agendar seu exame

 

Leia também:

 

Revisado em: 05/10/2023

 

Categoria
Saúde