Sexagem fetal: É menino ou menina? Tudo sobre o exame que identifica o sexo do bebê

Sexagem fetal

Fonte: Dra. Adriana Bittencourt Campaner, ginecologista e obstetra da rede Dasa 

A sexagem fetal é um exame capaz de identificar logo nas primeiras semanas de gestação se o bebê é menino ou menina. No Alta Diagnósticos é possível realizar o exame para saber o sexo do bebê com excelência e segurança. Entenda mais sobre o exame e tire suas principais dúvidas.

 

Agendar Exame

 

O que é sexagem fetal e para que serve?

A partir da 8ª semana de gestação é possível fazer a sexagem fetal. É um exame não invasivo que permite saber o sexo do bebê antes do ultrassom obstétrico. 

 

Como é feito o exame de sexagem fetal?

O exame de sexagem fetal é feito através de uma coleta simples do sangue da mãe. A amostra é analisada por meio de biologia molecular, para identificar o sexo do bebê antes do exame de ultrassonografia. 

A presença cromossomo Y na amostra indica a probabilidade de 99% do feto ser masculino. No caso da ausência do cromossomo Y, o resultado indica a gravidez de uma menina.  

Pré-requisitos e semanas de gravidez

É recomendado realizar o exame após a 8ª semana de gestação. Não é necessário fazer jejum para a realização do exame.  
 

Agendar Exame

 

Preparo 

Não é necessário nenhum preparo prévio. Recomenda-se que a gestante esteja bem alimentada e hidratada na hora da coleta do exame. 

Contraindicações

O exame não possui contraindicações e pode ser realizado por qualquer gestante.

Tempo de duração

O tempo de duração varia de 5 a 10 minutos para coletar o sangue.

Como o exame funciona em uma gravidez de gêmeos?

Em caso de gestação de gêmeos, ainda é possível realizar o exame de sexagem fetal. 

Se a gestação for gemelar bivitelina, que é quando há a formação de duas placentas, o resultado pode ser parcial, ou seja, não é sempre que dá para saber o sexo de ambos os bebês. 

Se o exame mostrar a presença do cromossomo Y, significa que pelo menos um dos bebês é do sexo masculino. Se não mostrar o cromossomo Y, significa que ambos os bebês são do sexo feminino. 

Quando a gestação é univitelina, onde os bebês dividem a mesma placenta, o resultado significa que é o mesmo sexo para ambos os fetos. 

O exame de sexagem fetal é seguro?

Sim, o exame não apresenta nenhum risco para a mãe ou para o feto.

Quando o exame de sexagem fetal pode dar errado?

Algumas questões biológicas podem interferir no resultado, como transfusão de sangue, transplante de órgãos ou gêmeo evanescente (reabsorvido).  

Assim, o exame não deve ser realizado em gestantes que tenham recebido transplante de medula óssea de doador do sexo masculino ou transfusão de sangue nos últimos três meses. 

Qual a margem de erro da sexagem fetal?

A margem de erro é baixíssima e o exame tem praticamente 100% de chance de apresentar o resultado correto se feito a partir da 8ª semana de gestação. 

O exame de sexagem fetal identifica problemas genéticos?

Não. A sexagem fetal não é capaz de diagnosticar doenças genéticas. 

Para um diagnóstico de condições genéticas, existem outros métodos mais sensíveis e confiáveis, como o exame de NIPT. Para saber mais sobre exames genéticos, acesso o site Dasa Genômica.  

 

Agendar Exame
 

 

 

Categoria
Saúde